Sacramentos

Batismo

Inscrições na Secretaria Paroquial.

Documentos: 

 - Certidão de Nascimento da criança.

 - Atestado do curso de preparação para pais e padrinhos.

Preparação de pais e padrinhos toda 2ª e 4ª quinta-feira do mês às 20:00h no salão paroquial. Celebração todo 2º e 4º sábado do mês na capela às 10:30h.

 

Orientações da Arquidiocese de Rio de Janeiro – 10º PPC:

- Crianças de sete anos em diante sejam inseridas na Catequese para os sacramentos da Iniciação Cristã (nº 97.2).

- Adolescentes a partir de 15 anos inclusive, jovens e adultos, serão inseridos no Catecumenato para a celebração dos Sacramentos da Iniciação Cristã (nº 103).

- (...) Mesmo diante das dificuldades em se encontrar familiares e amigos com matrimonio regularizado perante a Igreja, não se dispense esta exigência. Se por um lado os pais são um dom de Deus para a criança, os padrinhos, por outro, devem merecer cuidadosa escolha. Junto com os pais, eles são auxiliares e modelos na educação da fé (nº 98.7).

- O certificado de preparação é o documento hábil para a celebração, em qualquer local da Arquidiocese (nº 98.9).

- Os pais e padrinhos que já têm participação efetiva na vida eclesial não utilizarão este fato como motivo para isenção dos encontros preparatórios (nº 99.1).

- Ficam proibidas preparações individuais de pais e padrinhos no sentido de se desprezar ou esquecer a participação na vida da comunidade (nº 100).

- Diante do desafio de se anunciar a dimensão comunitária e fraterna da mensagem cristã na Arquidiocese do Rio de Janeiro, a celebração individual do batizado será ordinariamente exceção (nº 102.2).

- Fica mantida a norma arquidiocesana que proíbe a celebração do Batismo fora das igrejas e capelas ou locais públicos de culto, onde, regularmente a comunidade se reúne (nº 102.6).

- Será afastada da celebração e mesmo da preparação ao Batismo qualquer aparência de pagamento como condição para que ser realize o batismo. Durante a preparação, pode-se indicar a pais e padrinhos a possibilidade e conveniência de um geste de gratidão e generosidade (nº 102.8).