blog37

Transfiguração do Senhor no Monte Tabor

“Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha. Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.” (Mateus 17, 2)

Celebramos, no dia 6 de agosto, um momento tão importante para nossa fé, a Transfiguração de Jesus! Quando mostra-se em toda a Glória para que dessa forma os discípulos acreditem em sua divindade.

Ele sobe ao monte Tabor junto com Pedro, João e Tiago, e lá, transfigura-se. Os discípulos testemunharam seu Mestre brilhando, com roupas resplandecentes. Com Ele estavam conversando Elias e Moisés, sobre a morte de Jesus que havia de se cumprir. 

Os discípulos estavam dormindo, e quando acordam, e visualizam Jesus em toda a sua Graça, então Pedro diz: “Mestre, é bom estarmos aqui. Podemos levantar três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias!…”. Mas não sabia o que dizia. 

Enquanto ainda assim falava, veio uma nuvem e encobriu-os com a sua sombra; e os discípulos, vendo-os desaparecer na nuvem, tiveram um grande pavor. Então, da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o!”.(Lucas 9).

Percebemos, nessa passagem, a manifestação específica de cada parte da Santíssima Trindade. Na voz que diz “Este é o meu Filho” vemos a figura de Deus Pai, em Jesus Glorificado, o Deus Filho e na nuvem clara o Deus Espírito Santo.

A Transfiguração acontece para que os discípulos, vendo a Graça e divindade do Senhor, tenham sua fé fortalecida, a certeza do Reino dos Céus, e a motivação para então anunciá-lo. 

Por esse motivo Pedro equivoca-se ao dizer para que ali permanecessem. A intenção do Senhor não é que fiquemos apenas observando a sua Glória, mas que, através dela, tenhamos a convicção na grandiosidade dEle, e anunciemos isso para aqueles que não a viram.

Celebramos a Transfiguração hoje sabendo que Jesus quer nos dar aquilo que deu aos discípulos: a esperança Nele, essa motivação para permanecermos firmes na fé mesmo que com tantas provações, tendo a certeza do Céu!

Vivamos de coração aberto esse momento em que Ele realmente nos mostra a sua divindade, prontos para anunciá-Lo para aqueles que não tiveram a chance de ver seu esplendor!