blog44

São Mateus, o Evangelista.

Hoje, dia 21 de setembro, somos convidados a celebrar, como Igreja, a memória de um santo apóstolo muito importante: São Mateus! Um exemplo de conversão verdadeira, um homem que deixou suas riquezas para uma vida de santidade.

A vida de Levi (seu nome antes da conversão) mudou completamente depois que Jesus o viu, em seu posto de pagamento de taxas. O Mestre lhe disse “Segue-me”, e atendendo ao seu chamado, levantou-se para segui-lo. Mudou de vida para seguir ao Senhor!

Segundo o Evangelho, em ocasião de sua conversão, Mateus preparou um banquete para Jesus e seus discípulos. Mas o Senhor foi criticado pelo povo, que questionava: “Por que come vosso mestre com os publi­canos e com os pecadores?”.

Jesus responde: “Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes. Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores(Mateus 9, 11-13). 

São Mateus era um desses, que por ser coletor de impostos, era considerado injusto e pecador pelo povo da época. Mas é o próprio Jesus que o chama a viver uma mudança de vida, e ele aceita de todo o coração!

O santo apóstolo é também um dos quatro evangelistas! Depois da Ascensão de Cristo, ele, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu sobre a vida e os ensinamentos de Jesus na Terra. 

Seu Evangelho é mais voltado para os judeus e os cristãos convertidos do judaísmo, e nele, Mateus faz diversas referências ao Antigo Testamento e mostra que Jesus é o verdadeiro Messias.

São Mateus, rogai por nós!