blog48

São Lucas, Evangelista

No dia 18 de outubro a Igreja nos convida a comemorar a memória litúrgica de São Lucas, um dos quatro evangelistas! Um homem santo e dócil ao Espírito Santo que verdadeiramente viveu o seu chamado à missão.

Lucas era um homem sírio, nascido em Antioquia. A medicina era sua profissão, por esse motivo é também o padroeiro dos médicos, e seu nome significa “portador de luz”. O santo não teve a oportunidade de conhecer a Jesus pessoalmente, mas foi convertido e conheceu Sua história por meio dos Apóstolos.

O santo tornou-se discípulo de Paulo, e o acompanhou em suas viagens missionárias. Chamado de “Queridíssimo Médico” pelo apóstolo, Lucas permaneceu ao seu lado mesmo quando estava cativo, dedicando-se com atenção e zelo aos seus cuidados. Depois do martírio de Paulo, o santo continuou em sua missão apostólica.

Ele foi também um dos quatro evangelistas, e em seu Evangelho nós podemos contemplar o profundo Amor de Deus e sua Divina Misericórdia. Nele, podemos perceber o chamado à oração e a pureza de coração. Seu Evangelho foi escrito para os gentios, aqueles que não eram judeus e não conheciam a Jesus.

Foi Lucas quem escreveu sobre a Anunciação, Visitação, o Natal e a infância de Jesus e acredita-se que escutou tudo isso da própria Virgem Maria. Por esse motivo também é chamado de “biógrafo de Maria”. Segundo a tradição, ele também pintou um retrato de Nossa Senhora.

Lucas também narrou, no livro dos Atos dos Apóstolos, a história da Igreja Primitiva. Escreveu sobre as viagens missionárias que fez com Paulo e a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos. Ele nos mostra esse desenvolvimento inicial da Igreja como a conhecemos hoje.

Acredita-se que o santo morreu como um mártir, anunciando o Evangelho de Cristo. Em sua vida podemos contemplar uma conversão verdadeira e uma entrega total à ação do Espírito Santo. Ele é um exemplo de discípulo missionário, se esforçou e estudou para escrever segundo a vontade de Deus.

São Lucas, rogai por nós!