blog35

Santos Marta, Maria e Lázaro: os hospedeiros do Senhor.

A partir desse ano, por obra do Papa Francisco, a Igreja passa a celebrar no dia 29 de julho a memória de Marta, Maria e Lázaro, os santos que são lembrados por sua amizade com Jesus e por sempre acolhê-lo e hospedá-lo em sua casa em Betânia! 

Marta é uma mulher proativa e diligente, que mostra uma confiança profunda em Jesus e professa sua fé ao dizer “Sim, Senhor. Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo” (João 11). Também é lembrada por ter levado uma exortação amorosa do Senhor, ao questionar sua irmã por não ajudar nos afazeres da casa, Jesus diz que Maria escolheu a parte boa, que não lhe seria tirada. Jesus chama a atenção de Marta por estar inquieta com seus deveres e não focar naquilo que é o essencial, as palavras dEle.

Maria se mostra focada nas palavras e ensinamentos do Senhor, ao escolher permanecer aos seus pés e escutá-lo. Jesus diz que foi uma boa escolha, e que não lhe seria tirada, o que mostra a necessidade de escolhermos pela Palavra, e escutar ela com devoção e atenção. Ela também é um exemplo por ir ao encontro de Jesus imediatamente após saber de sua presença, o que também nós devemos fazer com tanto entusiasmo.

Nos lembremos também de Lázaro, que viveu a ressurreição através do Senhor. Jesus, que soube da doença de seu amigo, apenas retornou para a Judéia depois de dois dias, quando ele já estava morto. Jesus chorou pela morte dele, e expressou, dessa forma, o quanto o amava. Quando estavam na entrada do sepulcro, Ele disse “Lázaro, vem para fora!”(Jo 11,43), e o morto saiu andando, ainda com as faixas que o envolviam. Tudo isso aconteceu para a Glória do Senhor. 

Os três eram bem diferentes entre si, mas ainda assim, amados profundamente por Jesus, o que podemos ver no Evangelho de João: “Ora, Jesus amava Marta, Maria, sua irmã, e Lázaro.”. São exemplos para nós por sua hospitalidade e amor ao Senhor, por se mostrarem dispostos a acolher o Senhor em sua casa e em suas vidas, tendo com Ele uma relação fraterna e O amando imensamente. Sejamos como esses irmãos e acolhamos Jesus em nossas famílias, vidas e corações.