blog15

Quarta-feira de Cinzas, início da quaresma

No dia 17 de fevereiro celebramos a Quarta-feira de Cinzas e damos início a Quaresma 2021.

Cobrindo-nos de cinzas a Liturgia diz a todos os fiéis: somos pós e ao pó hemos de voltar. A palavra cinza vem do latim “cinis”, representa o produto da combustão de algo pelo fogo. Logo, a cinza adotou um sentido simbólico de morte, expiação, humildade e penitência.

Nesse dia, relembramos o quanto essa vida é passageira: tudo passa, mas Deus permanece. Mergulhados no sentido profundo da Quaresma, contemplamos a nossa própria fraqueza e voltamos os nossos olhos para o único que pode nos salvar: Jesus Cristo!

Mas como nos aproximar de Cristo se estamos manchados por tantos pecados?

Fazendo essa pergunta, somos capazes de entender por que a Quaresma é um tempo de conversão! Através da confissão, oração, jejum e penitência buscamos trilhar um caminho de encontro com Jesus. Chega de ser escravo do pecado, Cristo veio trazer a liberdade para os seus filhos!

Não à toa, o jejum e a abstinência de carte são obrigatórios na Quarta-feira de Cinzas, como também na Sexta-feira Santa. Sendo assim, todos os maiores de 18 e menores de 60 anos são convidados a ter apenas uma refeição completa durante o dia. Os maiores de 14 anos, a se absterem de carne vermelha. Doentes, grávidas, pobres que recebem alimento como esmola, não precisam cumprir com a obrigatoriedade, e os trabalhadores de trabalho pesado também estão dispensados do jejum.

Que possamos bem viver o dia de hoje, assim como toda a Quaresma! Arrependidos, voltemos ao Deus todo Misericordioso!