blog2

Por que devemos rezar pelas almas do Purgatório?

Você sabe porque devemos rezar pelas almas do purgatório? É isso o que vamos conferir neste post!

A palavra “purgatório” vem do latim “purgare”, que significa purificar. Nos ensina o Catecismo da Igreja Católica que: “Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a sua vocação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu” (cf. CIC 1030).

O ouro para ser purificado, é submetido a altas temperaturas. A alma que precisa ser purificada para contemplar a Face Adorável de Deus, deve passar por sofrimentos sensíveis comparados ao próprio fogo.

Mas, a questão é que: as almas do purgatório nada podem fazer por elas mesmas. Cabe, portanto, a nós, como Igreja militante rezar pela purificação de cada uma delas, pois é da vontade de Deus que elas dependam de nós.

Sabemos que a Igreja recomenda com ardor a oração por essas almas, até na Santa Missa, o clímax de nossa fé, há um momento específico na liturgia voltado para a oração de intercessão aos fiéis defuntos.

No dia de Finados, podemos alcançar graças especiais para as almas do Purgatório. Que possamos assim, adquirir este hábito de rezar e sempre oferecer obras de misericórdia por essas benditas almas, tão sedentas de Deus.

“Mesmo que a alma tenha de sujeitar-se, naquela passagem para o Céu, à purificação das últimas escórias, mediante o Purgatório, ela já está cheia de luz, de certeza, de alegria, porque sabe que pertence para sempre ao seu Deus”. (São João Paulo II)