blog9

O verdadeiro sentido do Natal

Já faz mais de dois mil anos, que os Anjos do Senhor não param de entoar “gaudium magnum – uma grande alegria”. Mas, você sabe qual é o verdadeiro sentido dessa alegria? Continue lendo para descobrir!

A alegria que celebramos no Natal é uma alegria que jamais poderia nos ser entregue por outro homem, ou por qualquer coisa dessa terra, pois trata-se da alegria única e verdadeira que provém do próprio Deus.

Em um de seus poemas, São João da Cruz nos revela essa grande verdade:

“Deus, porém, no presépio
Ali chorava e gemia;
(…)
E a Mãe se assombrava
Da troca que ali se via:
O pranto do homem em Deus,
E no homem a alegria”

Meditando tais palavras, somos capazes de perceber o grande amor e misericórdia do nosso Deus. Mesmo sendo o Senhor Criador do universo, Ele quis se encanar e tornar-se semelhante a nós em tudo, exceto no pecado. Tudo isso, para fazer uma troca que só ele poderia realizar. Pois, Deus em sua plenitude, vem chorar o choro do homem, para que o homem possa viver a alegria celeste; vem se humilhar, se assemelhando a nós, para nos elevar e nos tornar semelhantes a Ele.

Que este Natal não seja apenas uma festa comemorativa, onde há comida, troca de presentes e as crianças esperam o Papai Noel. Que na Noite Santa, possamos contemplar o Menino Jesus, indefeso ao lado da Virgem Maria no presépio e alí perceber aquilo que Deus fez por todos nós: Ele veio nos arrancar da condenação da morte e iluminar todas as trevas do nosso coração! Ele veio realizar a troca do nosso pecado pela Sua Redenção!

Feliz e Santo Natal!