blog14

Apresentação do Senhor

No dia 2 de fevereiro, temos a alegria de celebrar a Festa da Apresentação do Senhor! Nesse dia, celebramos uma chegada e um encontro: a chegada do Messias esperado e seu encontro com a humanidade!

Novamente damos boas-vindas à Cristo que se encontra com a sua Igreja. Aquele mesmo menino que foi envolto em faixas na noite feliz, é então levado por seus pais para ser apresentado no Templo. Reza a liturgia: “Ó Sião, enfeita teu quarto nupcial e dá boas-vindas a Cristo Rei; abraça a Maria, porque ela é a verdadeira porta do céu e traz o glorioso Rei da luz nova”.

Nessa festa, dois profetas ganham um destaque especial, são eles: Simeão e Ana. Ambos, tementes a Deus, aguardavam com esperança a vinda do Messias.

“Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra. Porque os meus olhos viram a vossa salvação que preparastes diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel” (Lucas 2, 29-32) — dizia o profeta.  O anseio desses dois personagens representa a esperança e o anseio que toda a raça humana possui de encontrar-se com Deus!

A festa de hoje, também recorda a purificação de Nossa Senhora. Foi Simeão quem também anunciou que uma espada de dor havia de transpassar a alma de Maria. Dessa forma, a entrega que a Santíssima Virgem faz de Jesus no templo hoje, é uma clara referência da entrega que ela também fará de Cristo na Cruz, e da sua singular participação nesse Mistério.

“Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: “Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, 35.a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpas­sa­rá a tua alma”. (Lucas 2, 34-35)

Que o nosso coração sedento encontre Jesus, que possui ainda mais sede de nós!