Blog3

Apresentação de Nossa Senhora no Templo

No dia 21 de novembro é celebrada a memória da apresentação da Virgem Maria. Neste dia, comemoramos um dos momentos Sagrados da vida de Nossa Senhora!

Esta festa é antiguíssima. Historicamente sua origem foi a dedicação da Igreja de Santa Maria a Nova em Jerusalém, no ano de 543. Ela também é comemorada, desde o século VI, no Oriente.

Hoje relembramos que, com três anos de idade, Nossa Senhora foi levada por seus santos Pais, Santa Ana e São Joaquim, ao Templo, onde ela, com outras meninas e piedosas mulheres, foi instruída sobre a fé de seus pais e sobre os seus deveres para com Deus.

A Apresentação de Maria deve ter sido muito humilde e modesta, mas ao mesmo tempo, muito gloriosa. Foi através desse serviço ao Senhor no Templo que a Virgem Maria, mesmo sem ter noção alguma, preparava seu corpo, seu coração e sobretudo a sua alma para receber o Filho de Deus. Quantas inspirações divinas, quantas luzes e alegrias Maria deve ter recebido nestes dias.

Os apócrifos relatam que, para subir o Templo era necessário encarar quinze degraus. Acontece que, de uma forma prodigiosa, a pequena Santa Maria de três anos, subiu sozinha todos aqueles degraus. Contam também os apócrifos, que a Virgem Maria teria permanecido no Templo até os seus doze anos, saindo apenas para desposar São José, seu castíssimo esposo, pois durante este período havia perdido seus pais.

Que a exemplo de Nossa Senhora, possamos também preparar o nosso coração para acolher o Messias que em breve chegará. E para bem receber Jesus, Nosso Senhor, em sua segunda vinda gloriosa!

Nossa Senhora da Apresentação, rogai por nós!