blog36

A conversão de Santo Inácio de Loyola.

Neste ano inaciano (2021-2022), em que comemoramos o jubileu de 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola no dia 31 de julho, é importante que lembremos de sua vida e sua dedicação ao Senhor e ao serviço!

Santo Inácio de Loyola foi batizado ainda criança, sendo o mais novo de 13 irmãos. Sempre almejou alcançar uma carreira militar e viveu a sua vida até os 26 anos inclinado aos prazeres do mundo. Mas, os planos de Deus para sua vida eram outros. Quando, em uma batalha, Inácio foi gravemente ferido por uma bala de canhão na perna direita, o Senhor encontrou uma maneira de tocar seu coração. 

Sua conversão teve início quando estava em repouso para a recuperação de sua perna. O santo queria ler sobre as aventuras de Cavalaria, mas considerando que esses livros não estavam disponíveis onde ele estava, acabou cedendo e lendo sobre a vida de Jesus e a biografia de diversos santos. Dessa maneira, ele encontrou em servir e buscar o Senhor um sentido para sua vida, ajudando também a outros que desejavam a intimidade com Deus.

A segunda etapa da sua conversão aconteceu em Montserrat, uma parada em sua jornada a Jerusalém. Ele já estava com roupas rústicas por ter doado as suas a um homem que precisava no caminho. Inácio depositou, aos pés da imagem de Nossa Senhora de Montserrat, a sua espada! Esse ato simboliza seu rompimento com o próprio passado, e mostra sua determinação em mudar de vida.  

Em Manresa, a terceira parte de sua mudança de vida acontece. Mesmo tendo confessado, o santo se recordava de seus pecados com frequência, e mesmo que vivesse uma vida de oração constante, esses pensamentos de suas ofensas a Deus não o deixavam. Na beira do rio Cardoner, Inácio teve uma experiência com o profundo amor de Deus, e ali se viu liberto de todas as amarras sociais, de sua vida passada. Viveu um profundo aprendizado e amadurecimento na fé, e anotou as suas vivências em orações para que pudessem agir como auxílio para outros, assim surgiram os “exercícios espirituais”, utilizados até hoje. 

Foi o fundador e primeiro Superior Geral da Companhia de Jesus, também chamado de Amigos de Jesus, que foi oficializada pelo Papa Paulo III. Através dessa Ordem, diversas pessoas encontraram a Deus e se esforçam, até hoje, a imitar Cristo. 

Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!